Turismo De Saúde: Saiba O Que É E Como Funciona
O turismo de saúde é uma modalidade não muito conhecida, uma vez que quando pensamos em viagem, imediatamente pensamos em férias, relaxamento e conhecer novos lugares e culturas.
O turismo de saúde costuma ser uma importante fonte de oportunidades e investimento, uma vez que a maioria dos turistas que vem ao país cuidar de sua saúde acaba permanecendo mais tempo do que um turista regular, além de gastar mais também.
Em resumo, o Turismo de Saúde acontece quando o objetivo e a motivação da viagem está ligado a algum tipo de tratamento médico, cirúrgico ou qualquer outro tipo de cuidado ligado à área da saúde.
Algumas empresas de seguros já oferecem serviços para viagem hospitalar, adaptando seus serviços a esse novo segmento.
Normalmente essas pessoas costumam buscar hospitais e instituições de renome internacional, referenciados como grandes centros de saúde com equipamentos altamente tecnológicos, além de possivelmente um preço mais acessível.
Outros motivos que levam pessoas a buscarem amparo da saúde em outros países são possíveis restrições legais no país de origem, como em casos ligados à fertilidade humana, ou o desejo de preservar a identidade do paciente.
O Brasil ainda tem algumas dificuldades ao estabilizar o mercado do turismo de saúde, com problemas como:
Alto custo de mão de obra;
Carência de serviços médico-hospitalares;
Aumento da instabilidade cambial;
Insegurança pública.
Mesmo assim, diversos hospitais brasileiros possuem certificações e reconhecimento internacionais e profissionais altamente qualificados, tornando atrativo para muitos turistas da saúde a chegada ao país.
Alguns serviços como fisioterapia ortopedica podem se tornar uma experiência diferente se aliado às ferramentas do turismo.